Sálvia nos Sintomas da Menopausa

Atualizado: há 3 dias

A Sálvia (Salvia officinalis) é uma planta proveniente da região mediterrânica.


O nome latino Sálvia significa Curar.


Bastante utilizada como planta ornamental, é também cada vez mais reconhecida pelos seus efeitos terapêuticos, sendo assim considerada uma planta medicinal.

Neste artigo, enumeramos alguns dos Benefícios Terapêuticos da Sálvia, focando principalmente os seus efeitos nos Sintomas da Menopausa.



Propriedades Farmacológicas da Sálvia e os seus componentes


A Sálvia (Salvia officinalis) é conhecida agora por todo o mundo.


Tem sido utilizada para tratar vários tipos de patologias incluindo Gota, Reumatismo, inflamações, tremores, paralisias, tonturas, diarreias, hiperglicemia entre outras…


Os resultados obtidos pela Sálvia em diversos tratamentos, originou com que esta seja intensamente estudada, cada vez mais, com o objetivo de documentar novos efeitos biológicos.


Estes estudos, têm revelado uma enorme variedade de atividades farmacológicas, como mostraremos neste artigo.


Assim, a Salvia officinalis tem sido utilizada e prescrita no tratamento de variados tipos de patologias pela sua eficácia comprovada no seu extenso leque de propriedades medicinais:



  • Anticancerígena

  • Antimutangénica

  • Antioxidante

  • Anti-inflamatória

  • Antisséptica

  • Antiviral

  • Efeitos sobre o desenvolvimento congnitivo e memória

  • Efeitos metabólicos

  • Propriedades Estrogénicas

  • Entre outros

Efeitos da Sálvia nos Sintomas na Menopausa


Ondas de Calor e Transpiração Noturna são dos sintomas mais comuns e irritantes da Menopausa (seja Menopausa Precoce ou não) e estão classificados como sendo o principal motivo das mulheres nesta fase da vida procurarem ajuda médica.


Estima-se que cerca de 88% das mulheres na fase da Menopausa sofram de Ondas de Calor associadas a esta alteração hormonal.


O tratamento mais comum para estes sintomas é através da Terapia de Reposição Hormonal (TRH), que têm diversos efeitos secundários como o aumento do risco de Cancro da Mama, Tromboflebite, Hipertensão, Sangramento Vaginal, Doença da Vesícula Biliar, e por vezes são contraindicados.



Um estudo publicado no International Journal of Medicine & Health Sciences pela faculdade de Shiraz, demonstrou o a eficácia da Sálvia na redução das Ondas de Calor e Transpiração Excessiva Noturna em mulheres na fase da Menopausa.


Este Ensaio Clínico Aleatório, Duplo-cego, foi realizado em 100 mulheres na altura da Menopausa que sofriam de Ondas de Calor severas.


É importante frisar que estas mulheres foram divididas em dois grupos, tratadas diariamente com comprimidos de Sálvia ou de Placebo por 8 semanas.


O resultado está à vista. O grupo tratado com Salvia officinalis experienciou alteração significativa na redução (na severidade e frequência) das Ondas de Calor e Transpiração Excessiva Noturna, assim como noutros Sintomas da Menopausa, comparativamente ao grupo controle, apresentado nas imagens abaixo.

Suores Noturnos

Ondas de Calor


Sálvia, uma planta Estrogénio-Like


A Menopausa é uma fase da vida que a mulher experiencia na média idade.

Este fenómeno começa na idade compreendida entre os 45 e 55 anos e está associado a várias alterações físicas e psicológicas.


Nesta altura, os ovários secretam menos hormonas femininas, especialmente estrogénio, o que causa os Sintomas típicos da Menopausa.


Durante a última década, aumentou a utilização das Terapias Complementares como nutrição, exercício, relaxamento, e Medicina Complementar, que reduziu com sucesso os Sintomas associados à Menopausa.


Sendo as complicações da Menopausa associadas à deficiência de estrogénio, a utilização de estrogénio de plantas (Fitoestrogénio) é eficaz na redução de alguns dos Sintomas associados à Menopausa reduzindo 40% dos sintomas vasomotores e o grau de insónia e sintomas depressivos.

Os Fitoestrogénios são plantas esteroides não herbais que têm propriedades estrogénicas.


A Salvia officinalis é um dos Fitoestrogénios utilizados na Medicina Natural em suplementação.


No estudo publicado pelo Department of Biology da Universidade Payame Noor, demonstra a eficácia da Sálvia na redução dos Sintomas da Menopausa (Ondas de Calor, Suor Excessivo Noturno, Panico, Fadiga e Concentração).


No gráfico abaixo, podemos observar a notável diminuição dos sintomas, pelos efeitos Fitoestrogénios da Sálvia no seu trabalho de substituição hormonal feminina. Isto tudo, sem efeitos secundários indesejados.




Severidade dos sintomas antes (azul) e depois (vermelho) do consumo de Sálvia


Conclusão


A Salvia officinalis é uma excelente aliada na redução dos Sintomas da Menopausa.


Em conjunto com outros componentes, poderá encontrar num suplemento alimentar que contenha Sálvia uma ótima alternativa natural às soluções normalmente apresentadas.


Cada vez mais as Plantas Medicinais têm um lugar especial nas nossas vidas.


O seu reconhecimento tem sido demonstrado através de variados estudos e o facto de nos trazerem bem-estar e solucionar problemas de saúde sem quaisquer efeitos secundários é uma mais-valia!


Há quem lhe chame o regredir, voltar ao passado. E se for realmente lá que reside a resposta para tantas perguntas? Renunciará em prol de um "futuro futurista", repleto de problemas sem soluções?



Quinton
Porque Funciona a Terapia Marinha?

Tópicos do Blog

Segue-nos!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Junte-se ao nosso canal no Telegram!

telegram delterre icon.png

Deseja conhecer mais sobre a Terapia Marinha de René Quinton?

Ebook_Propriedades_e_Benefícios_da_Terap

Faça o Download Grátis do ebook 'Propriedades e Benefícios da Terapia Marinha'!

Deseja receber amostras grátis de Plasma de Quinton?

*Envie-nos uma mensagem!

*reservado a profissionais de saúde

É Profissional de Saúde?

 

*

Gostaria de participar de formações profissionais da aplicação da Terapia Marinha em prática clínica?

 

*

Inscreva-se e será contactado assim que as formações iniciarem!

Quer receber novidades sobre promoções e produtos?

ab.png
EU_organic_farming_logo.svg.png
NoAnimalTesting.png
ogm-free.png
Vegetariano

Sim quero receber informações sobre os produtos Delterre

Li e Aceitei os termos e condições

  • Delterre Facebook
  • Delterre Instagram
  • Delterre Linkedin

©2020 por delterre.