Plasma Marinho, um tipo de Medicina Ortomolecular

Atualizado: Fev 23

Atualmente a medicina ortomolecular é questionada por ser considerada pseudociência, mas na realidade deve ser considerada como uma medicina complementar.


A medicina ortomolecular centra-se na manutenção da saúde através da aplicação de suplementos alimentares “as moléculas apropriadas”.




Como funciona a medicina ortomolecular?


O seu funcionamento baseia-se na manutenção do equilíbrio bioquímico, isto torna necessário, que para que um organismo se mantenha saudável, segundo os princípios de Linus Pauling, seja necessário o emprego de moléculas como por exemplo:


  • Oligoelementos

  • Aminoácidos

  • Vitaminas

  • Ácidos gordos

  • Minerais


Segundo este conceito, a medicina ortomolecular, pode corrigir carências, que são as que condicionam o estado de saúde do individuo.




Qual a história da medicina ortomolecular?


O término ortomolecular foi empregue por Linus Pauling nos anos sessenta. Porém, nos anos vinte ou trinta, a aplicação das vitaminas estava adquirindo mais relevância para o tratamento de certas patologias, que se davam em contexto de carências nutricionais.


Desde então, introduziu-se no tratamento de doenças, diferentes produtos ortomoleculares para poder corrigi-las, de onde se obtiveram resultados controversos.



Medicina ortomolecular na atualidade


A medicina ortomolecular continua a ser aplicada hoje em dia. Para além de serem cada vez mais o número de estudos que justificam a sua utilização, os profissionais de saúde nas suas consultas observam os bons resultados da sua aplicação, mas também como se sucede com qualquer medicina, não oferecem os resultados esperados em todas as patologias.


Na continuação, serão enumerados alguns estudos nos quais se obtiveram relevância da aplicação de diferentes moléculas, muito utilizadas pela medicina ortomolecular.



Emprego da Vitamina C para o resfriado comum


O ácido ascórbico é uma das grandes moléculas que Linus Pauling utilizou como exemplo da eficácia da medicina ortomolecular. Ainda em pleno século XXI, vêm sendo realizados estudos com vitamina C e ainda continua a haver uma grande variação dos seus resultados.


Entre os efeitos da vitamina C, podemos encontrar eficácia na redução do tempo de baixa laboral com relação ao resfriado comum e a vitamina C, sua prevenção, redução dos sintomas, mas não tão eficaz na frequência das infeções.


Parece que um dos problemas que dão lugar às discordâncias dos ensaios podem estar associados a:


  • O estado nutricional dos pacientes

  • As comorbidades

  • A presença de fármacos

Atualmente, por exemplo, observa-se a existência de uma grande variedade farmacocinética ente a via oral e a intravenosa, sendo os resultados obtidos destintos segunda a via de administração.




Omega 3, DHA e EPA para cognição, nutrientes ortomoleculares


O DHA e a EPA são considerados ácidos gordos essenciais, formam parte das membranas celulares e têm uma grande implicação na manutenção do equilíbrio da membrana e das respostas desta frente a agressões.


Tem sido demonstrado que são fundamentais para o desenvolvimento e como não podia deixar de ser, para o neurodesenvolvimento:


Em estudos duplo-cego, aleatórios e controlados, observaram-se benefícios no transtorno por deficit de atenção/hiperatividade, autismo, dislexia, deterioração cognitiva acelerada.


Noutro estudo aleatório de 6 meses, com pessoas maiores, também se constataram os efeitos benéficos dos ácidos gordos essenciais sobre a deterioração cognitiva leve, sintomas depressivos e o estado de ânimo.


De forma que se torna útil o emprego destes ácidos gordos essenciais no caso de padecer de demências leves, e sobre tudo quando se associam a sintomas depressivos, sendo certo que se requerem estudos de maior dimensão para que os resultados sejam mais sólidos.


Estes e muitos outros estudos, mostram a vigência da nutrição ortomolecular.



Medicina Ortomolecular e Plasma Marinho


Creio que não é necessário mencionar a grande quantidade de doenças que derivam do deficit de oligoelementos e eletrólitos.


Por isso, pomos em enfase o plasma marinho como um complemento mais, na altura de cobrir necessidades minerais.


Selénio, magnésio, manganês, zinco, molibdénio, cálcio, ferro… todos estes elementos e mais, podemos encontrar diluídos no plasma marinho, para além de conter moléculas orgânicas com efeitos positivos sobre a nossa saúde.


As propriedades do plasma marinho conferem uma dinamização aos seus solutos, e umas proporções muito similares às do nosso organismo, de forma que se torna simples a sua absorção ao encontra-la num meio aquoso, em diluição, potencializando-se sobre tudo quando a sua ingestão é em jejum.



Porquê a medicina ortomolecular?


Atualmente são muitos os profissionais de saúde que recomendam a complementação de vitaminas, ácidos gordos, aa. e minerais. Existem aquelas pessoas que, por diversos motivos, não podem realizar uma dieta apropriada ou que pelas suas necessidades metabólicas se deve implementar.


Sendo certo que se deve lutar pela realização de uma dieta equilibrada e saudável, como pode ser a mediterrânea, não é menos verdade que atualmente se torna cada vez mais difícil. Sobre tudo, quando vemos o aumento da obesidade infantil nos últimos anos, e desnutrição em pacientes maiores obesos.


É por isso que, atualmente, se recomenda a complementação, para cobrir os possíveis deficits, sobre tudo de produtos que não apresentam riscos significativos à saúde, principalmente na sua utilização crónica.


Para tudo é imprescindível um bom acompanhamento profissional, que poderá avaliar as possíveis carências e, caso necessário, o emprego de algum complemento, para reforçar a nossa saúde.



Fundação René Quinton


62 visualizações
Quinton
Porque Funciona a Terapia Marinha?

Segue-nos!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Deseja conhecer mais sobre a Terapia Marinha de René Quinton?

Ebook_Propriedades_e_Benefícios_da_Terap

Faça o Download Grátis do ebook 'Propriedades e Benefícios da Terapia Marinha'!

Deseja receber amostras grátis de Plasma de Quinton?

*Envie-nos uma mensagem!

*reservado a profissionais de saúde

É Profissional de Saúde?

 

*

Gostaria de participar de formações profissionais da aplicação da Terapia Marinha em prática clínica?

 

*

Inscreva-se e será contactado assim que as formações iniciarem!

Tópicos do Blog

Quer receber novidades sobre promoções e produtos?

ab.png
EU_organic_farming_logo.svg.png
NoAnimalTesting.png
ogm-free.png
Vegetariano

Sim quero receber informações sobre os produtos Delterre

Li e Aceitei os termos e condições

  • Delterre Facebook
  • Delterre Instagram
  • Delterre Linkedin

©2020 por delterre.

gtag('config', 'AW-793053932');