Coronavírus - tudo o que deveria saber

Atualizado: Jan 19

O que é o Coronavírus?


Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), Coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus conhecidos desde os anos 60.


Os Coronavírus causam a doença, variando de uma constipação comum para estados mais graves como a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS-CoV) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).




Tratam-se de vírus zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e humanos.


Este Coronavírus descoberto recentemente, é uma nova estripe ainda não identificada anteriormente em humanos.


Esta nova estripe tem 89% de semelhança com o vírus que em 2002 provocou uma epidemia, causando a morte de 648 pessoas, infetando mais de 8000 pessoas em mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Asia.


Em 2002, o vírus surgiu na preparação de um prato típico confecionado com carne de galinha, carne de gato e cobra.


Neste artigo apresentamos tudo o que deveria saber sobre o Coronavírus de 2020.




Onde teve origem o Coronavírus?


O CoV de 2020 foi detetado numa mulher na Tailândia, que terá viajado desde Wuhan.


Assim chegou-se à conclusão de que o vírus teve proveniência num mercado de peixe em Wuhan, no centro da China, uma cidade com 11 milhões de habitantes.


Tendo já o vírus alastrado a outros países da região, soaram o alarme internacional numa tentativa de controlar desde cedo o vírus e evitar uma nova epidemia.



Já foram reportados 41 casos confirmados, onde os pacientes estão isolados até que estejam livres de perigo, evitando assim a propagação do Coronavírus.


Para além dos 41 casos confirmados, estima-se que 700 pessoas estejam também sobre observação.


Sete outras pessoas estão em estado crítico e dois mortos por Coronavírus foram até agora confirmados.


O último caso detetado terá sido hoje mesmo, uma mulher de 74 anos que regressou recentemente à Tailândia já está de quarentena e é assim o segundo caso confirmado de Coronavírus no país.


Para além da China, a presença do vírus já foi confirmado também no Japão.



Coronavírus visto ao microscópio por British Health Protection Agency




Coronavírus – quais as suas manifestações clinicas?


Os sintomas mais comuns de Coronavírus passam por sinais de infeção incluindo sintomas respiratórios, febre, tosse, dificuldade em respirar.


Em casos mais graves, a infeção por Coronavírus pode levar a pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, falha do normal funcionamento dos rins e mesmo morte.


Confirma-se que existe mais possibilidade de propagação em pessoas com doenças cardiopulmonares, idosos ou pessoas com o Sistema Imunitário comprometido!




Como se transmite o Coronavírus?


Segundo a diretora do Departamento de Doenças Emergentes, Maria Van Kerkhove, existe a possibilidade de haver contágio entre humanos, no entanto, será preciso mais tempo para que possam confirmar este facto.


O vírus está neste momento a ser estudado e brevemente haverá mais noticias sobre o caso.



No entanto, a Direção Geral de Saúde (DGS), pela voz da diretora-geral de saúde, Graça Freitas, esclarece que o surto viral detetado na China foi contido e a propagação não é uma hipótese neste momento a ser equacionada.


Segundo Graça Freitas, a transmissão entre pessoas apresenta uma “fraquíssima possibilidade”, sendo que um dos indicadores que deixa as autoridades tranquilas é o facto dos profissionais de saúde que trataram dos doentes na China não terem adoecido.


Para além disso, a probabilidade do Coronavirus chegar a Portugal é bastante reduzida.


Relativamente a estripes anteriores, o Coronavírus são transmitidos de pessoa a pessoa, sendo que a probabilidade aumenta quando se tratam de profissionais de saúde ou membros familiares que cuidaram de um doente infetado ou que tenham tido contacto físico com o paciente.



Como prevenir o Coronavírus?


Segundo a OMS, as recomendações passam pela higiene habitual como lavar as mãos com regularidade, principalmente se utiliza habitualmente sítios frequentados por muita gente como transportes públicos, elevadores, centros comerciais ou mesmo computadores públicos (biblioteca, trabalho, escola, etc), tapar a boca e o nariz quando tosse ou se espirra.


A higiene nasal diária é também um fator importante a ter em conta, sendo que a mucosa nasal é a primeira barreira de defesa perante os microrganismos e toxinas presentes no ar que respiramos.


Fale com um profissional de saúde para que lhe indique o spray nasal mais adequado para si!


É recomendado também o ponto de confeção dos alimentos, sendo que estes deverão ser o mais bem passado possível, principalmente quando falamos de ovos e carne.



Evitar o contacto direto com pessoas ou animais que demonstrem sintomas de doença respiratória.


Estas recomendações são fundamentais para evitar que o vírus se propague a nível descontrolado e deverão ser respeitadas por todos no dia-a-dia.


Para além das normais regras de higiene a serem seguidas, é fundamental o reforço do sistema imunitário, sendo que um sistema imunitário debilitado é um fator de risco e aumenta a probabilidade de contaminação.




Saiba como reagir em caso de suspeitas


Para o caso de surgirem sintomas associados ao Coronavírus, e principalmente para sujeitos que viagem para uma zona próxima do epicentro da propagação, durante ou após a viagem, deverão procurar apoio médico, pessoalmente ou através do número 808 24 24 24 (SNS24).


Segundo a OMS, os hospitais de todo o mundo estão neste momento em alerta e deverão obrigatoriamente de estar preparados para lidar com uma possível epidemia, não estando o cenário do contágio a grande escala fora de questão.





British Health Protection Agency

OMS

RTP Noticias

Sapo Lifestyle

373 visualizações
Quinton
Porque Funciona a Terapia Marinha?

Segue-nos!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Deseja conhecer mais sobre a Terapia Marinha de René Quinton?

Ebook_Propriedades_e_Benefícios_da_Terap

Faça o Download Grátis do ebook 'Propriedades e Benefícios da Terapia Marinha'!

Deseja receber amostras grátis de Plasma de Quinton?

*Envie-nos uma mensagem!

*reservado a profissionais de saúde

É Profissional de Saúde?

 

*

Gostaria de participar de formações profissionais da aplicação da Terapia Marinha em prática clínica?

 

*

Inscreva-se e será contactado assim que as formações iniciarem!

Tópicos do Blog

Quer receber novidades sobre promoções e produtos?

ab.png
EU_organic_farming_logo.svg.png
NoAnimalTesting.png
ogm-free.png
Vegetariano

Sim quero receber informações sobre os produtos Delterre

Li e Aceitei os termos e condições

  • Delterre Facebook
  • Delterre Instagram
  • Delterre Linkedin

©2020 por delterre.

gtag('config', 'AW-793053932');