Acerola – Vitamina C e Sistema Imunitário

Atualizado: Fev 27

O que é a Acerola?


A acerola (Malpighia emarginata) é uma fruta de um arbusto chamado Aceroleira.


Originária da América Central, América do Sul e México, a acerola era já apreciada há milhares de anos pelos Maias, tanto pelo seu sabor, utilizada em culinária, como pelas suas propriedades terapêuticas naturais por ser riquíssima em nutrientes, vitaminas, antioxidantes e, principalmente, vitamina C, benefício que era comumente utilizado com o objetivo de melhorar o sistema imunitário.



Acerola, fonte natural de Vitamina C


A acerola contem uma grande variedade de importantes nutrientes.


Os seus benéficos efeitos na promoção da saúde quando tomada como suplemento, são baseados, principalmente, na interação perfeita dos seus ingredientes de alta qualidade.


A acerola é composta por mais de 90% de água e contém apenas vitaminas hidrossolúveis.


Como dito anteriormente, o ingrediente mais importante da acerola é a vitamina C, sendo usada frequentemente em suplementos para prevenir ou tratar patologias causadas pela deficiência de vitamina C.


Dependendo da sua localização, das condições de crescimento e do seu grau de maturação, 100g de acerola contém entre 700mg e 4.8g de vitamina C natural.


Quanto mais verde, mais concentração de vitamina C possui.



Comparativamente, na mesma quantidade de limões ou laranjas que são normalmente vistas como os milagres da vitamina C, podemos encontrar apenas 50mg desta vitamina.


Assim, a pequena acerola tem de 30 a 90 vezes mais vitamina C que os cítricos normalmente associados a esta vitamina. Apenas Camu camu tem mais vitamina C que a acerola.


Num estudo sobre vários frutos ricos em vitamina C, a acerola superou todos os restantes, mostrando ter enormes quantidades de vitamina C e vitamina A.


A vitamina C é um nutriente hidrossolúvel essencial para o nosso organismo e não é armazenado pelo nosso corpo, daí ser recomendado o seu consumo diariamente.


Assim como a vitamina A, a vitamina C é conhecido por ser antioxidante, ajudando a prevenir os efeitos negativos dos radicais livres, assim como certas doenças.


Um estudo Japonês mostra que o nosso corpo absorve mais facilmente a vitamina C de acerola e excreta-o mais lentamente, quando comparado a ácido ascórbico artificial.


Mais uma vez, podemos constatar a vantagem da vitamina C natural e bio assimilável da acerola.


Recentes estudos afirmam que a acerola é um potente antioxidante.


Importante é também termos em conta que a vitamina C também produz colagénio, protege as mucosas e é uma vitamina de excelência na prevenção de escorbuto.




Benefícios da Acerola na saúde


Nos anos 70, o médico escocês Ewan Cameron investigou os efeitos da vitamina C administrada em altas doses em pacientes com cancro. Em colaboração com o duplo prémio nobel Linus Pauling - “pai” da medicina ortomolecular – publicou os seus resultados em jornais de renome.


Com os seus potentes antioxidantes, a acerola aumenta o metabolismo, renova as células e protege o sistema cardiovascular das perigosas consequências da arteriosclerose.


Para além disso, a acerola contém antocianinas, carotenoides, pectinas e vários flavonoides como a rutina (vitamina P), que tem bastantes efeitos no organismo humano.


Os flavonoides e as antocianinas presentes na acerola, pertencem á classe dos polifenóis, que, como antioxidantes, protegem o nosso organismo do stress oxidativo.


Neste sentido, pesquisadores recentemente conseguiram isolar um novo flavonoide da acerola que não tinha sido encontrado antes noutras frutas.


Mais uma vez, a grande importância dos fitoquímicos para a saúde é repetidamente provada por estudos científicos.


Para além das suas capacidades antioxidantes, os flavonoides presentes da acerola têm também capacidades anti-inflamatórias, analgésicas e antialérgicas.


Apoiam na saúde com ações curativas e previnem a proliferação de vírus, bactérias e fungos no corpo humano.


Outros benefícios poderão ser apontados ao consumo de acerola como um bom suplemento alimentar, como o fortalecimento do sistema imunitário, a redução dos níveis de histamina no sangue, aliviando os sintomas das alergias, normalização dos níveis de açúcar no sangue, prevenção do envelhecimento celular e apoio na luta contra as células cancerígenas.


Para além das vitaminas C e A, a acerola é também recheada de muitos outros nutrientes que são essenciais para o normal funcionamento do nosso organismo.


Estes elementos incluem:


  • B1 ou Tiamina;

  • B2 ou Riboflavina que favorece o metabolismo das gorduras, açúcares, e proteínas;

  • B3 ou Niacina essencial na reparação do DNA;

  • B5 ou Ácido Pantoténico;

  • B9 ou Ácido Fólico, etc;

  • Minerais e eletrólitos (Ferro; Magnésio; Potássio; Cálcio; Zinco; Cobre, Fosforo; etc);

  • Ácido málico;

  • Açúcares;

  • Fibras;

  • Proteína

  • Lípidos

  • Ácidos gordos, entre outros.


Podemos assim concluir que os ingredientes da acerola têm imensos benefícios para a nossa saúde.



Acerola e Sistema Imunitário


Para além da grande quantidade de vitamina C encontrada na acerola, a especial combinação de fitoquímicos é de uma grande importância para a saúde humana e é também este um grande benefício da acerola.


Como dito anteriormente, a acerola contém grande quantidade de vitamina C que é essencial para o corpo humano, especialmente quando falamos na modulação do sistema imunitário.


Modulando o sistema imunitário através da ingestão de vitamina C da acerola, de qualidade e completamente bio assimilável, aumentamos a nossa imunidade pelo aumento da produção de glóbulos brancos para fazer frente a infeções, vírus, organismos estranhos e patógenos que tentam entrar corpo.



Um estudo laboratorial mostrou que frutos com alta quantidade de antioxidantes e vitamina C foram uma ajuda extraordinária na estagnação do crescimento do cancro do colon.


No entanto a literatura relativamente á acerola é ainda escassa.


De todos os estudos relativamente á acerola, os que se focam na vitamina C são os mais minuciosos. Estes confirmam que a acerola é um natural suplemento de vitamina C e que deve ser utilizado como suplemento alimentar na prevenção e apoio a estados gripais e constipações.



https://emerging-athlete.com

http://www.madaboutberries.com

https://www.sciencedirect.com

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed


164 visualizações
Quinton
Porque Funciona a Terapia Marinha?

Segue-nos!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Deseja conhecer mais sobre a Terapia Marinha de René Quinton?

Ebook_Propriedades_e_Benefícios_da_Terap

Faça o Download Grátis do ebook 'Propriedades e Benefícios da Terapia Marinha'!

Deseja receber amostras grátis de Plasma de Quinton?

*Envie-nos uma mensagem!

*reservado a profissionais de saúde

É Profissional de Saúde?

 

*

Gostaria de participar de formações profissionais da aplicação da Terapia Marinha em prática clínica?

 

*

Inscreva-se e será contactado assim que as formações iniciarem!

Tópicos do Blog

Quer receber novidades sobre promoções e produtos?

ab.png
EU_organic_farming_logo.svg.png
NoAnimalTesting.png
ogm-free.png
Vegetariano

Sim quero receber informações sobre os produtos Delterre

Li e Aceitei os termos e condições

  • Delterre Facebook
  • Delterre Instagram
  • Delterre Linkedin

©2020 por delterre.

gtag('config', 'AW-793053932');