Dermatite Atópica (Eczema) no Bebé
Atualizado: 10 de Dez de 2020
A Dermatite Atópica ou Eczema é uma doença inflamatória crónica, não transmissível.

Esta doença associada a lesões cutâneas típicas, surge normalmente durante a infância e tem tendência a desaparecer ou a diminuir consideravelmente com a puberdade.
As zonas do corpo onde mais se manifesta são nos cotovelos, mãos e atrás dos joelhos nos adultos, sendo que na face, bochechas, coro cabeludo, na zona das fraldas, mãos, braços e junto às orelhas afeta mais frequentemente as crianças lactentes.
É uma doença de fases, sendo que tem períodos de surtos e remissões. Na altura dos surtos, a Dermatite Atópica provoca prurido e pequenas vesiculas que podem formar crostas e levar à descamação da pele.
Esta condição, habitualmente, afeta crianças que tenham histórico ou propensão para sofrer de alergias, rinite ou asma, sendo bastante frequente em países desenvolvidos e meios urbanos. Normalmente piora nos meses de inverno.
Diagnóstico da Dermatite Atópica
Não se sabe exatamente a origem da Dermatite Atópica. Em Portugal, aproximadamente 10% nas crianças apresentam sinais de sofrer desta condição. Nestas, 80% dos casos, as crianças ou os familiares próximos sofrem de rinite alérgica ou asma, apesar de não ser considerada hereditária.
O diagnóstico passa pela observação por parte do profissional de saúde, assim como recolha de sangue e testes cutâneos quando necessário. Poderá também ser feito um teste de escoriação da pele (ou com adesivo) para tentar perceber o que tem desencadeado os ataques.
Tratamento da Dermatite Atópica
A Dermatite Atópica é caracterizada por pele bastante seca e placas de Eczema localizadas que dão uma tremenda comichão. Principalmente nas crianças, a tendência é coçar as feridas, o que geralmente piora o estado das mesmas, aumentando a inflamação da pele e expondo-a a infeções.
O tratamento desta condição passa muito pelo conforto, auxiliando a criança com medidas que aliviem a comichão, evitando assim o agravamento das feridas.
Abaixo deixamos algumas sugestões para auxiliar o seu rebento caso esteja nesta situação.
Tomar banho uma vez por dia em água morna sem utilização de esponjas ou luvas;
Utilização de cremes de banho neutros;
Depois do banho, não esfregar a toalha enquanto seca a criança, tendo especial atenção às zonas afetadas e escolhendo uma toalha macia;
Evitar temperaturas extremas e banhos prolongados;
Evitar atividades que produzam muito suor e ter em atenção a acumulação do mesmo nas zonas mais afetadas, quando a temperatura ambiente é mais elevada ou nos meses de verão;
Lavar a roupa da criança com detergentes hipoalergénicos sem fosfatos;
Especial atenção à alimentação, evitando alimentos que possam agravar as crises: frutos secos, frutos exóticos, citrinos, morangos, kiwi, marisco e leite de vaca, sendo que esta escolha pode variar de profissional para profissional;
Especial Hidratação da pele com produtos preferencialmente 100% naturais;
Água do Mar Quinton no Combate à Dermatite Atópica
Tem sido demonstrado como o emprego de água do mar, devidamente tratada, tem efeitos sobre a inflamação e reações alérgicas, sendo um útil complemento em diferentes patologias dermatológicas, como Psoríase, Eczema ou Dermatite Atópica.
Torna-se assim um complemento indispensável, capaz de hidratar, revitalizar e recuperar a integridade da pele, atuando sobre estados inflamatórios.
Graças à sua composição, Quinton Dermo Action é o único spray 100% natural capaz de ajudar eficazmente em casos de problemas dermatológicos, tais como queimaduras solares, eritema infantil, esclerose e rigidez da pele e lesões dermatológicas como placas de Eczema.