Cogumelo Shiitake – Para um Sistema Imunitário bem reforçado

Atualizado: Nov 11


O famoso cogumelo medicinal Shiitake (Lentinula edodes) nasceu com as terapias orientais e veio para ficar.



Produzido por mais de um milénio, Shiitake, de nome científico Lentinula edodes, torna-se um dos cogumelos mais cultivados do mundo utilizado não apenas para ser utilizado como Suplemento Alimentar mas também tradicionalmente em receitas de culinária, consumido diariamente com as refeições, principalmente na Asia.


Estudos têm demonstrado os seus benefícios para a saúde e os resultados estão à vista. Veremos neste artigo algumas das suas virtudes.


Durante as últimas três décadas, os campos interdisciplinares da ciência que estuda cogumelos medicinais surgiu e demonstra cada vez mais as potentes e únicas propriedades dos compostos extraídos desta espécie.


Relativamente ao Shiitake, os estudos comprovam que a sua eficácia aumenta notavelmente quando conciliado com Maitake. Consulte este artigo para saber mais sobre esta especial sinergia.


O Shiitake tem sido estudado pelas suas propriedades nutricionais e medicinais, apresentando variados componentes anti-tumorais e imunomoduladores como por exemplo polissacarídeos, vitaminas D, B6, B9, B12 e minerais.





Com fins medicais, este cogumelo é consumido por ter propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas, antibacterianas, anti-carcinogénicas, antivirais e também anti-trombóticas em problemas cardiovasculares.

Muitas preparações de Shiitake chegam hoje em dia ao mercado com os seus princípios ativos que podem muito bem substituir muitos outros produtos sintéticos que grande parte das vezes provocam efeitos secundários.

Propriedades Antibacterianas do Shiitake


Num estudo de 2011 no UCL Eastman Dental Institute, em Londres, foram testados os efeitos antibacterianos na gengivite, patologia que consiste na inflamação das gengivas devido à acumulação de biofilme microbiano na margem gengival.


A eficácia do cogumelo Shiitake foi comparada ao componente ativo usado na recuperação da gengivite através de bochechos, que contém clorexidina.

O total de números bacterianos, bem como o número de oito organismos-chave na comunidade oral foram investigados após o tratamento.


Os resultados indicaram que o extrato de cogumelo Shiitake reduziu o número de alguns organismos patogénicos, sem afetar os organismos associados à saúde, contrariamente à clorexidina, que teve um efeito limitado em todos os organismos.[1]


Shiitake como Boost Energético e Função cerebral


O cogumelo Shiitake é uma grande fonte de vitaminas do grupo B, que ajuda no suporte da função adrenal e transforma os nutrientes da comida em energia disponível. Tem também a capacidade de equilibrar naturalmente a função hormonal e lutar contra o cansaço cerebral, ajudando a manter o foco no dia-a-dia e até mesmo melhorar a performance cognitiva.[2]

O Ingrediente Chave de Shiitake


O Lentinano. Estudos demonstraram que a substância presente no Shiitake ajuda a aumentar a habilidade do Sistema Imunitário de combater infeções.


Segundo a American Cancer Society, o Lentinano pode efetivamente reduzir e retardar o crescimento de células cancerosas enquanto aumenta a atividade do organismo para combater tumores ao ativar determinadas células e proteínas que atacam o cancro.

Assim, foi feito um estudo para comprovar a capacidade do Lentinano no combate ao cancro.


Foram avaliados 33 pacientes em diferentes estágios de cancro gástrico após gastrectomia. Após uma semana, esses pacientes receberam 2mg de Lentinano quatro vezes por dia, por dois ou quatro intervalos semanais.


Os resultados obtidos foram o aumento superior a 50% da produção basal de IL-1 pelos macrófagos em aproximadamente 70% dos pacientes. Este efeito foi mais significativo nos pacientes que tomaram Lentinano por quatro semanas quando comparado com aqueles que receberam esse tratamento durante apenas duas semanas.



Shiitake e o Sistema Imunitário


Já mencionámos os resultados do Shiitake na luta contra células cancerosas e os estudos são esclarecedores e confirmam os seus efeitos imunomoduladores.


O Shiitake tem a capacidade de aumentar o Sistema Imunitário e combater inúmeras doenças por fornecer importantes vitaminas, minerais e enzimas.


Um estudo feito em 2015 publicado no Journal of the American College of Nutrition avaliou 52 homens e mulheres saudáveis, com idade compreendida entre os 21 e 41 anos, para determinar se o Shiitake poderia aumentar a função imunitária humana. O estudo envolveu um grupo paralelo controlo de quatro semanas onde os participantes consumiram cada um cinco ou dez gramas de cogumelos, diariamente.

Os resultados sugeriram que o consumo de Shiitake aumentou a função celular e aumentou a imunidade. Houve também uma redução de inflamação relacionada ao consumo do Shiitake.[3]


Shiitake comparado com outros cogumelos


  • Shiitake: Luta contra as células cancerosas e doenças infeciosas, aumenta o sistema imunitário, promove a função cerebral e é uma fonte de Vitaminas do grupo B.

  • Maitake: Aumenta a saúde de pacientes com SIDA e regula os níveis de açúcar no sangue. Pode reduzir a hipertensão e aumenta o sistema imunitário. Para além disso é um antiviral de excelência.

  • Reishi: Luta contra a inflamação, doenças do fígado, fadiga, crescimento tumoral. Melhora casos de problemas de pele, problemas digestivos, ulceras estomacais e problemas intestinais.

  • Cordyceps: Efeito anti-fadiga e activador do sistema imunitário. Aumenta a energia e performance desportiva, atua como um natural afrodisíaco, luta contra a diabetes e melhora as funções do fígado.[4]

O Complemento da Imunidade


Immufor, foi concebido pelo Dr. Robert Masson, naturopata emblemático francês, que criou o cocktail ideal para aumentar o sistema imunitário.

Neste produto constam um conjunto de cogumelos que em conjunto trabalharão para modelar o sistema imunitário.

O nosso sistema imunitário é provavelmente o nosso melhor aliado contra a doença. De certa forma, imagine-o como a nossa força de cura. É ele quem garante a luta contra as infeções comuns.




Este suplemento alimentar melhora a imunidade de pessoas frequentemente afetadas por infeções respiratórias, urinárias, entre outras, apesar de um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada que teoricamente as deveria proteger.

É uma combinação notável e eficaz de reguladores, a Acerola e os Cogumelos, incluindo Shiitake, componentes que reforçam a imunidade.


Deverá ser consumido por períodos de 3 semanas (a ser repetido) em pessoas com infeções crónicas ou repetidas.







[1] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21966183

[2] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11682586

[3] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25866155

[4] https://draxe.com/shiitake-mushrooms/

#Shiitake #Maikate #Cordyceps #SistemaImunitário #SND #Immufor #SuplementosAlimentares #Reishi

252 visualizações
Quinton
Porque Funciona a Terapia Marinha?

Tópicos do Blog

Segue-nos!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Junte-se ao nosso canal no Telegram!

telegram delterre icon.png

Deseja conhecer mais sobre a Terapia Marinha de René Quinton?

Ebook_Propriedades_e_Benefícios_da_Terap

Faça o Download Grátis do ebook 'Propriedades e Benefícios da Terapia Marinha'!

Deseja receber amostras grátis de Plasma de Quinton?

*Envie-nos uma mensagem!

*reservado a profissionais de saúde

É Profissional de Saúde?

 

*

Gostaria de participar de formações profissionais da aplicação da Terapia Marinha em prática clínica?

 

*

Inscreva-se e será contactado assim que as formações iniciarem!

Quer receber novidades sobre promoções e produtos?

ab.png
EU_organic_farming_logo.svg.png
NoAnimalTesting.png
ogm-free.png
Vegetariano

Sim quero receber informações sobre os produtos Delterre

Li e Aceitei os termos e condições

  • Delterre Facebook
  • Delterre Instagram
  • Delterre Linkedin

©2020 por delterre.