• Delterre

Lithothamnium calcareum - alga marinha, fonte de cálcio

Atualizado: Abr 17




Conhecida à mais de 200 anos, Lithothamnium calcareum pertence ao grupo das algas vermelhas ou rodofíceas, é 100% natural, de origem orgânica, sem contraindicações, vegan e, além de ser rica em cálcio e magnésio, possui mais de 70 minerais, como ferro, manganês, zinco, iodo, boro, selénio, cobre e silício.

Os produtos derivados da alga têm vindo a crescer rapidamente. Além de indicados para suplementação humana, também são usados na forma de fertilizantes orgânicos para a agricultura (capaz de aumentar a produção agrícola em até 50%), nutrição animal e pela indústria farmacêutica.

Estudos têm comprovado que as algas marinhas Lithothamnium calcareum trazem imensos benefícios ao corpo humano, ajudando na manutenção dos tecidos ósseos e na prevenção de doenças ósseas devido ao seu alto teor em cálcio. Este também auxilia a combater a fadiga crónica e na redução dos desconfortos da menopausa, sendo o seu consumo um fator fundamental na prevenção do raquitismo, osteomalacia, osteopenia e osteoporose.





Outro nutriente abundante em suplementos derivados da alga marinha Lithothamnium calcareum é o magnésio, que contribui para a fixação do cálcio, auxilia o controlo da pressão arterial, atua no relaxamento muscular e no combate a dores e inflamações.



Atividade Farmacológica da Lithothamnium


Um estudo* da alga Lithothamnium calcareum em meio alcalino (Na2CO3 a 2% m/c) a quente (60 ºC) demonstrou um maior rendimento de polissacarídeos.


Polissacarídeos sulfatados são os principais constituintes da espécie, sendo isolados quatro substâncias dessa classe a partir da cromatografia por exclusão de tamanho e troca iónica.


Os polissacarídeos sulfatados de Lithothamnium calcareum apresentam potencial atividade anti-inflamatória, demonstrada em modelo de inibição de rolamento de leucócitos. Grau elevado de sulfatação dos polissacarídeos e/ou massa molecular elevada aprecem contribuir para maior efeito inibitório de rolamento de leucócitos.



O Laboratório Equi-Nutri optou por utilizar Lithothamnium calcareum como seu excipiente.

Excipientes são substâncias que promovem a toma de complementos alimentares e dietéticos, mas normalmente não têm funções reais terapêuticas; melhoram a dissolução na água ou determinam a sua forma (líquido, gel, etc).


Porquê a utilização de Lithothamnium calcareum como excipiente? Por várias razões:

  • Pelo seu comprovado efeito terapêutico: alcalinizante e remineralizante.

  • Por promover a biodisponibilidade dos ingredientes ativos

  • Por não “entupir” o nosso corpo (ao contrário do Estearato de Magnésio (E572), por exemplo, que sobrecarrega o fígado, contribui para a precipitação renal e, ao longo do tempo, obstrui a passagem de nutrientes ao nível da parede intestinal)

  • É micronizado para aumentar a sua biodisponibilidade







FONTE: *SOARES, Cristiane Mota. Estudo químico da alga Lithothamnion calcareum e avaliação da atividade inibitória do rolamento de leucócitos.

2009. Faculdade de Farmácia da UFMG. Belo Horizonte –MG.

#raquitismo #osteoporose #osteopenia #osteomalacia #fadigacrónica #cálcio #Lithothamniumcalcareum #vegan #algas #magnésio #Polissacarídeos #EstearatodeMagnésio #E572 #EquiNutri

0 visualização
Quinton
Porque Funciona a Terapia Marinha?

Tópicos do Blog

Segue-nos!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Junte-se ao nosso canal no Telegram!

telegram delterre icon.png

Deseja conhecer mais sobre a Terapia Marinha de René Quinton?

Ebook_Propriedades_e_Benefícios_da_Terap

Faça o Download Grátis do ebook 'Propriedades e Benefícios da Terapia Marinha'!

Deseja receber amostras grátis de Plasma de Quinton?

*Envie-nos uma mensagem!

*reservado a profissionais de saúde

É Profissional de Saúde?

 

*

Gostaria de participar de formações profissionais da aplicação da Terapia Marinha em prática clínica?

 

*

Inscreva-se e será contactado assim que as formações iniciarem!

Quer receber novidades sobre promoções e produtos?

ab.png
EU_organic_farming_logo.svg.png
NoAnimalTesting.png
ogm-free.png
Vegetariano

Sim quero receber informações sobre os produtos Delterre

Li e Aceitei os termos e condições

  • Delterre Facebook
  • Delterre Instagram
  • Delterre Linkedin

©2020 por delterre.