• Delterre

Água do mar, propriedades que a caracterizam como fonte de vida

Atualizado: Jan 19



A água do mar é uma dissolução salina onde encontramos 2/3 dos elementos químicos que aparecem na natureza, embora a maioria em traços. Seis dos seus componentes são 99% da composição dos solutos. Neste artigo conheceremos curiosidades sobre a água do mar: propriedades, características, benefícios, etc.

Entre as propriedades da água do mar, citaremos alguns físicos como apresentando uma alta condutividade, devido ao grande número de íons dissolvidos, com uma densidade um pouco superior a 1 e um Ph ligeiramente alcalino.


Existem também gases dissolvidos nas águas oceânicas superficiais; aproximadamente 65% de nitrogénio, 33% de oxigénio e 1,8% de dióxido de carbono.


Todas estas características físico-químicas juntamente com a vida que nela se encontra é o que a torna tão especial.


Essa vida que habita no mar e que se encontra em ordens de magnitude astronómica, vive num relativo equilíbrio, cuja inter-relação se conjuga, produzindo um conjunto harmonioso, onde as espécies marinhas desde as micro às macro, conseguem estabilidade através de múltiplos mecanismos e desses mecanismos de controlo, a bioprospecção marinha tem obtido uma infinidade de pequenas moléculas que podem ser aplicadas na saúde humana.



Água do mar: propriedades como nicho de vida no ecossistema marinho


Os elementos que contêm os organismos vivos são os bio-elementos e a água do mar é rica nestes bio-elementos. Isto acontece devido às interações entre os elementos inorgânicos e os sistemas orgânicos, em especial aos autótrofos, que são os responsáveis por fazer os elementos bio-disponíveis para os seres heterótrofos entre os quais nos encontramos.




A ter em conta que existem zonas concretas nos oceanos e mares onde a temperatura, salinidade e correntes marinhas favorecem o desenvolvimento da biomassa em grandes concentrações, os vortex fitoplanctónicos, que são as zonas ideais para encontrar o maior número de elementos e substancias bioativas.

Nos ecossistemas marinhas onde há uma grande biodiversidade (particularmente nos vortex marinhos) existem concentrações relativamente constantes de sais (salinidade).


Isto fez com que os micro-organismos usassem os sais como elementos fundamentais para a sua estabilidade e sobrevivência, com a formação de membranas e canais com permeabilidades relativas para os diferentes elementos, em particular para os eletrólitos, daí o seu nome; modificando as suas concentrações e, assim, as células geram potenciais de membrana eletroquímica.


Graças à energia eletroquímica gerada, proporciona-lhes um estado estacionário, desenvolvendo energia potencial que será usada para cobrir as necessidades celulares.



Isto acontece em animais marinhos mas também acontece de forma semelhante nos animais terrestres, que quando separados do meio aquoso, tiveram pela sua complexidade que continuar a manter o meio interno através da ingestão dos constituintes: água e minerais para dessa forma as células continuarem a funcionar como faziam no seu meio aquoso original.

A isto deve acrescentar-se que durante a evolução marinha, muitos processos moleculares que se foram desenvolvendo ao longo da evolução, eram produto da combinação de bioelementos primários (organógenos) nos que se incluem seis elementos: carbono, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio, fósforo e enxofre que constituem uma media de 96 a 99% do peso da matéria viva, com a combinação de elementos secundários (oligogénicos) que correspondem ao resto dos elementos como cloro, sódio, potássio, cálcio, magnésio, zinco.


As circunstâncias da natureza, as particularidades da terra, levam a uma ligação eterna entre a vida e o meio marinho.


Também é verdade que a pressão evolutiva desenvolveu a vida terrestre e a transitividade dos ecossistemas procurou mecanismos de adaptação para otimização na obtenção dos elementos constituintes. Mas, teremos o equilíbrio dos componentes que, um dia, obtivermos deste grande dispensário que é o marinho.


Portanto, quando contemplamos o mar, encontramo-nos diante uma matriz de vida na qual se desenvolveram desde os organismos mais simples aos mais complexos, então se tivermos que especificar uma grande propriedade da água do mar, podemos dizer sem qualquer restrição que é a de fornecer o valor mineral que durante milénios tem formado a vida e o seu desenvolvimento.


Por isso todas as propriedades da água do mar são aquelas em que estão implicados os elementos que intervêm em múltiplas funções como o potencial da membrana, transporte de oxigénio, processos enzimáticos, controlo da tensão arterial e muitos outros processos, todos eles fundamentais à vida.


A água do mar e os seus produtos


Tão certo é falar da riqueza mineral marinha como dizer que todos os minerais que encontramos no mar provêm da terra, mas não é menos certo, que a terra tem proporções de minerais muito diversas desde terras férteis a terrenos áridos onde nada cresce, juntando ao aumento da exploração agrícola e ao empobrecimento da terra, resultando em produtos com cada vez menor riqueza de nutrientes, comparativamente ao passado.


E como um claro exemplo da dependência que temos do mar, podemos nomear o bócio endógeno das regiões do interior, onde não se tem contacto com produtos marinhos, causando estes casos de carência de iodo, associada a esta grave doença.

Assim, compreendemos que as propriedades da água marinha na Terapia Marinha, nas suas diluições apropriadas, têm a função de energizar e estimular electroquimicamente (energeticamente) todas as células, otimizando as suas funções a todos os níveis.


Por tudo isto, quanto mais um organismo se afasta do equilíbrio, mais significativos são os efeitos da terapia.





Fundação René Quinton

#águadomar #quintonportugal #quintonizate #Quinton #vortex #Biologiagenética #terapiamarinha

55 visualizações
Quinton
Porque Funciona a Terapia Marinha?

Segue-nos!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Deseja conhecer mais sobre a Terapia Marinha de René Quinton?

Ebook_Propriedades_e_Benefícios_da_Terap

Faça o Download Grátis do ebook 'Propriedades e Benefícios da Terapia Marinha'!

Deseja receber amostras grátis de Plasma de Quinton?

*Envie-nos uma mensagem!

*reservado a profissionais de saúde

É Profissional de Saúde?

 

*

Gostaria de participar de formações profissionais da aplicação da Terapia Marinha em prática clínica?

 

*

Inscreva-se e será contactado assim que as formações iniciarem!

Tópicos do Blog

Quer receber novidades sobre promoções e produtos?

ab.png
EU_organic_farming_logo.svg.png
NoAnimalTesting.png
ogm-free.png
Vegetariano

Sim quero receber informações sobre os produtos Delterre

Li e Aceitei os termos e condições

  • Delterre Facebook
  • Delterre Instagram
  • Delterre Linkedin

©2020 por delterre.

gtag('config', 'AW-793053932');